sábado, 5 de novembro de 2011

Novas atitudes docentes

José Carlos Libâneo, no livro intitulado "Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e prática docente" (2010) discorre sobre o mundo contemporâneo, que está marcado pelos avanços na comunicação e na informática e por outras tantas transformações tecnológicas. Essas transformações intervêm nas várias esferas da vida social, provocando mudanças econômicas, sociais, políticas, culturais, afetando, também, as escolas e o exercício profissional da docência
Consequentemente, a sociedade exige um novo professor, capaz de ajustar sua didática às novas realidades da sociedade, do conhecimento, do aluno, dos meios de comunicação. 
Quais seriam essas novas atitudes do professor?
O professor precisa:

1. assumir o ensino como mediação: aprendizagem ativa do aluno com a ajuda pedagógica do professor;
2. modificar a ideia de uma escola e de uma prática pluridisciplinares para uma escola e uma prática interdisciplinar;
3. Conhecer estratégias de ensinar a pensar, ensinar a aprender a aprender;
4. Persistir no empenho de auxiliar os alunos a buscarem uma perspectiva crítica dos conteúdos, a se habituarem a apreender as realidades enfocadas nos conteúdos escolares de forma crítico-reflexiva;
5. Assumir o trabalho de sala de aula como um processo comunicacional e desenvolver capacidade comunicativa;
6. Reconhecer o impacto das novas tecnologias de comunicação e informação na sala de aula (televisão, vídeo, games, computador, internet, CD-ROM, etc);
7. Atender a diversidade cultural e respeitar as diferenças no contexto da escola e da sala de aula;
8. Investir na atualização científica, técnica e cultural, como ingredientes do processo de formação continuada;
9. Integrar no exercício da docência a dimensão afetiva;
10. Desenvolver comportamento ético e saber orientar os alunos em valores e atitudes em relação à vida, ao ambiente, às relações humanas, a si próprios.



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